A FAR

farFrente

HISTÓRIA

A Faculdade Adelmar Rosado – FAR, é  uma instituição de ensino superior criada em 1999 para oferecer cursos superiores nos termos da Lei n. 9.496/1996 (LDB), bem como para desenvolver a pesquisa  e a extensão em diferentes áreas do conhecimento, visando contribuir para a educação e desenvolvimento sóciocultural da região de Teresina-PI, que inclui os municípios piauienses de Altos, Campo Maior, Beneditinos, Demerval Lobão, Monsenhor Gil, Palmeirais, Curralinhos, Lagoa do Piauí, União e José de Freitas, bem como os municípios maranhenses de  Timon e Caxias.

A FAR foi autorizada pela Portaria MEC n. 1.439, de 1 de outubro de 1999, publicada no DOU de 4 de outubro do mesmo ano, e seu funcionamento foi iniciado em novembro de 1999.  Funciona em prédio próprio situado na Rua Gonçalo Cavalcante, n. 2858, bairro Cabral, em Teresina-Piauí.  Seu primeiro PDI foi desenvolvido no período 2004-2008.

Por ocasião de seu credenciamento a FAR teve autorizados em outubro de 1999 os cursos de graduação em Administração e em Serviço Social, que funcionam em regime seriado semestral desde fevereiro de 2000. Estes cursos já passaram pelo primeiro reconhecimento cujos atos regulatórios são:  Portaria MEC nº 107 de 30/05/2006, publicada no DOU em 01/06/2006, do Curso de Administraçao, e Portaria MEC nº 106, de 30/05/2006, publicada no DOU em 01/06/2006, do Curso de serviço Social. Nestes dois cursos a Faculdade possuia no 1º semestre de 2009 um total de 606 (seiscentos e seis) alunos.

O Curso de Administração, Bacharelado, na modalidade presencial, teve a Portaria de Renovação de Reconhecimentoe n° 369 de 30/07/2013 e para o Curso de Serviço Social, Bacharelado, teve a Portaria de Renovação de Reconhecimento n° 820 de 30/12/2014.

A partir de maio de 2005, iniciou-se a oferta de cursos de Pós-Graduação, Latu Sensu, com o curso de especialização em Gestão Social com Habilitação para Docência do Ensino Superior (360h/a), ofertando ainda cursos de capacitação e aperfeiçoamento profissional para o corpo docente da instituição e o corpo técnico-administrativo.

A estrutura organizacional IES é composta por: Diretoria Administrativa; Diretoria Financeira; Direção Geral; Coordenação de Serviço Social e Administração; Coordenação de Pesquisa e Pós Graduação; Secretaria Acadêmica; CPA; Empresa Júnior; Biblioteca e o setor de Informática.

 

MISSÃO

A missão da FAR é oferecer o ensino superior à população, buscando produzir, sistematizar e socializar o saber científico, ampliando e aprofundando a formação do indivíduo para o exercício da cidadania plena, na perspectiva da construção de uma sociedade justa e democrática e na defesa da universalização da educação.

 

VISÃO

Ser respeitada e reconhecida como centro de excelência em ensino superior, pelo trabalho acadêmico integrado, significativo e pelo compromisso com a construção coletiva de uma sociedade, onde haja paz, fraternidade e justiça social.

 

VALORES

  • Excelência na qualidade da Educação;
  • Direitos Humanos e Cidadania;
  • Desenvolvimento Sustentável;
  • Ética e Responsabilidade Social;
  • Gestão participativa;

 

NÚCLEO INSTITUCIONAL

Patrono: Adelmar Moreira Rosado

Diretora-Presidente: Abigail Coelho Rosado

Diretor Geral: Professor Doutor Lomanto Delba Moreira Rosado

Diretora Acadêmica: Lisiane de Harley Moreira Rosado

Secretário Acadêmico: Jesus de Elba Moreira Rosado

Coordenadora do Curso de Serviço Social: Professora Esp. Luciana Abreu

Coordenador do Curso de Administração: Professora Mestranda Élissa Duarte

Coordenadora de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão: Professora Ma. Andreia Marreiro

Presidente CPA e Assessora Pedagógica: Professora Ma. Maria Juraci Alves Câmara

Coordenação de Comunicação: Professora. Dra. Michelly Santos de Carvalho

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *