Iniciação Científica

Temos na instituição o Programa de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC-FAR, que tem por objetivo incentivar a prática da investigação científica de discentes e docentes. Este Programa possibilita a produção de novos conhecimentos que se constituem essenciais para o desenvolvimento da nossa sociedade, contribuindo para formação e aperfeiçoamento de pesquisadores.

Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Gênero (NEPEGEN) – Lélia González.

nepegen lélia

Visa promover a pesquisa e extensão na FAR aprofundando a investigação sobre questões de gênero, raça e violência contra a mulher no Estado do Piauí. O Núcleo homenageia a intelectual, política, professora e antropóloga brasileira, Lélia Gonzalez, por reconhecer seu papel no âmbito das lutas de direitos humanos da mulher e, sobretudo, da mulher negra. É, ainda, uma forma de dar visibilidade às personalidades femininas do Estado brasileiro e protagonismo à luta do movimento feminista, que constitui um dos meandros estudados no âmbito das pesquisas de gênero do NEPEGEN.

O grupo inicia com as professoras coordenadoras, Andreia Marrreiro Barbosa e Michelly Santos Carvalho, juntamente com as/os estudantes do curso de Serviço Social, Marciana Mineiro Viana, Jorge Luiz Silva, bolsitas PIBIC, bem como as bolsistas voluntárias, Poliana de Morais Sampaio e Elilana Maria Amorim Chaves Carvalho.

Semana Científica

Certos também de que não existe pesquisa sem publicação, a Faculdade Adelmar Rosado realiza anualmente a Semana Científica, momento em que proporciona a reflexão sobre a prática da pesquisa através de palestras, ministradas por profissionais renomados, assim como possibilita a difusão da produção científica e o diálogo entre pesquisadores, com a apresentação de trabalhos nos GT’s e a exposição de banners.