Pesquisa

A pesquisa na FAR é fomentada em três momentos fundamentais: a iniciação, a produção e a publicação científica.

O entendimento de que a educação superior tem por base a produção e não apenas a reprodução de saberes orienta o espírito acadêmico da FAR. Temos como objetivo formar estudantes críticos e sensíveis à realidade onde estão inseridos, capazes de pensar e criar soluções para as problemáticas contemporâneas. Neste sentido, temos atuado a partir da soma de esforços, na busca constante de aperfeiçoamento dos processos de produção das pesquisas que culminam em Trabalhos de Conclusão de Curso da Graduação e Pós Graduação, momento ápice da criação dos nossos estudantes.

INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Temos na instituição o Programa de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC-FAR, que tem por objetivo incentivar a prática da investigação científica de discentes e docentes. Este Programa possibilita a produção de novos conhecimentos que se constituem essenciais para o desenvolvimento da nossa sociedade, contribuindo para formação e aperfeiçoamento de pesquisadores.

Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Gênero (NEPEGEN) – Lélia González

nepegen lélia

Visa promover a pesquisa e extensão na FAR aprofundando a investigação sobre questões de gênero, raça e violência contra a mulher no Estado do Piauí. O Núcleo homenageia a intelectual, política, professora e antropóloga brasileira, Lélia Gonzalez, por reconhecer seu papel no âmbito das lutas de direitos humanos das mulheres e, sobretudo, das mulheres negras. É, ainda, uma forma de dar visibilidade às histórias de mulheres brasileiras historicamente silenciadas, e ao protagonismo dos movimentos feministas. Entre as linhas de pesquisa do NEPEGEN estão:

1. Mídia e Gênero

2. Direitos Humanos, Mulheres e Raça

O grupo atualmente é composto pelas professoras coordenadoras, Andreia Marreiro Barbosa e Michelly Santos Carvalho, juntamente com as/os estudantes do curso de Serviço Social, Marciana Mineiro Viana, Jorge Luiz Silva, Poliana de Morais Sampaio, bolsitas PIBIC, bem como as bolsistas voluntárias,  Elilana Maria Amorim, Marjory Alcobaça, Aline Menezes, Tatiane Zeferino,

Núcleo de Estudos e Pesquisas Família e Diversidade (NEP)

20431439_1890415521283265_8197499188672194245_n (2)

O Núcleo de Estudo e Pesquisa Família & Diversidade – é uma atividade de cunho acadêmica promovida por docentes e discentes que visam estimular estudos e pesquisa sobre família, diversidade e demais temas transversais. Nasce em novembro de 2016, através da iniciativa de um grupo de profissionais que compreendem a produção cientifica como uma grande ferramenta de transformação através do conhecimento. Dentre os projetos desenvolvidos pelo NEP Família & Diversidade temos: OBSERVATÓRIO Família & Diversidade; Plurais em Movimento e o Teia de Sentimentos. Desde o mês de agosto de 2017 firmou parceria com a Faculdade Adelmar Rosado – FAR, onde atualmente tem seu espaço físico, funcionando de segunda a sexta, das 17 às 20h.
O Núcleo de Estudo e Pesquisa Família & Diversidade tem como objetivos:

  • Promover estudos e pesquisa sobre os padrões tradicionais estabelecidos sobre a família, apresentando a diversidade dessa categoria na sociedade atual;
  • Sensibilizar sobre a importância da categoria família e sua pluralidade no tocante a formação educacional e fortalecimento dos atores sociais;
  • Problematizar temas transversais correlacionados a categoria família – Gênero, Violências, Sexualidade, Paternidade, dentre outros presentes na sociedade contemporânea;
  • Desenvolver atividades de extensão, vinculadas a ações de pesquisa e ensino, que possibilitem a promoção cultural e comunitária e a visibilidade das ações de abrangência do NEP.

Linhas de pesquisa do NEP

1.Culturas e Famílias;
2.Educação, Inclusão e Diversidade;
3.Famílias e Subjetividades;
4.Famílias e Religiosidades;
5.Gênero e Família;
6.Violência urbana e Famílias;
7.Violência de gênero, e família;
8.Sexualidade e afetividade.

Diretoria 

DIRETORIA GERAL: Fabricio César M. Barbosa;
DIRETORIA EXECUTIVA: Deusiane de Sousa L. Marques;
SECRETARIA GERAL: Layane Rafaela Abreu;
DIRETORIA FINANCEIRA: Francisco Ricelly dos A. e Silva e Sandra Régia de S. Silva;
DIRETORIA PEDAGÓGICO/A, CULTURAL E COMUNICAÇÃO:Marcela Castro Barbosa e Marcondes Brito da Costa.
DIRETORIA DE PROGRAMAS E PROJETOS: Felipe Alves da Costa e Luciany Rosado Leitão Braga

 

SEMANA CIENTÍFICA FAR

Certos também de que não existe pesquisa sem publicação, a Faculdade Adelmar Rosado realiza anualmente a Semana Científica, momento em que proporciona a reflexão sobre a prática da pesquisa através de palestras, ministradas por profissionais renomados, assim como possibilita a difusão da produção científica e o diálogo entre pesquisadores, com a apresentação de trabalhos nos GT’s e a exposição de banners.