Pós-graduações FAR

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PÓS-GRADUAÇÃO (LATO SENSU)

A Faculdade Adelmar Rosado oferece a você a oportunidade de cursar uma pós-graduação (lato sensu) com qualidade e praticidade, reunindo um time de professores competentes e comprometidos com a formação permanente dos(as) profissionais e sua atuação profissional, sendo assim, venha fazer parte do conjunto de profissionais que ingressam no mercado de trabalho.

Veja abaixo as nossas pós-graduações:

SERVIÇO SOCIAL, DIREITOS SOCIAIS E POLÍTICAS SOCIAIS

Carga Horária: 480h de disciplina + 30h de TCC

Carga Horária Total: 510 horas/aula

PÚBLICO ALVO:

Assistentes Sociais e demais profissionais que atuam na área das Políticas Sociais no âmbito

público ou privado.

CAMPO DE ATUAÇÃO:

O curso de Especialização Serviço Social, Direitos Sociais e Políticas Sociais foi estruturado de modo a permitir uma análise crítica da realidade social no que se refere ao conhecimento das alterações processadas no mundo do trabalho na atualidade e seus impactos nos espaços ocupacionais de atuação dos diversos profissionais, além de permitir um conhecimento das bases das políticas sociais, suas configurações e (re)definições no quadro de desmantelamento dos direitos sociais tendo em vista o cenário neoliberal. Para tanto busca qualificar profissionais para atuarem criticamente e propositivamente junto aos organismos públicos e privados seja na gestão, implementação ou execução das políticas sociais.

OBJETIVO:

Destinado aos profissionais graduados em Serviço Social, Psicologia, Pedagogia e demais áreas afins, o curso de especialização em Serviço Social, Direitos Sociais e Políticas Sociais têm o objetivo de proporcionar novos conhecimentos que envolvam a efetivação dos Direitos Sociais com a interface nas Políticas Sociais, bem como qualificar para o magistério superior, levando o profissional a uma formação crítica e propositiva face ao seu cotidiano profissional, além de receber subsídios para elaboração de trabalhos científicos.

 

INSTRUMENTALIDADE DO SERVIÇO SOCIAL

Carga Horária: 480h de disciplina + 30h de TCC Carga Horária Total: 510 horas/aula

PÚBLICO ALVO:

Assistentes Sociais

CAMPO DE ATUAÇÃO:

Possibilita o aprofundamento teórico-crítico dos/as profissionais de Serviço Social para atuarem criticamente e propositivamente junto aos organismos públicos e privados seja na gestão, implementação ou execução das políticas sociais.

OBJETIVO:

Destinado aos profissionais graduados em Serviço Social, o curso de especialização em

Instrumentalidade do Serviço Social o objetivo de proporcionar uma análise crítica dos processos de trabalho do/a Assistente Social na sua totalidade, compreendendo a instrumentalidade como uma categoria que se autoimplica e autodetermina na constituição da própria profissão de Serviço Social

 

ELABORAÇÃO E GESTÃO DE PROJETOS SOCIAIS

Carga Horária: 480h de disciplina + 30h de TCC Carga Horária Total: 510 horas/aula

PÚBLICO-ALVO:

Assistentes Sociais e demais profissionais que atuam na área das Políticas Sociais no âmbito

público ou privado.

CAMPO DE ATUAÇÃO:

O especialista em Elaboração e Gestão de Projetos Sociais poderá atuar na área de gestão social governamental, privada, terceiro setor e sociedade civil organizada. Poderá, também, elaborar e implementar projetos sociais, assumindo cargos de gestão e coordenação dos mesmos, assim como funções técnicas, de assessoria e consultoria.

OBJETIVO:

Destinado aos profissionais graduados em Serviço Social, Psicologia, Pedagogia e demais áreas afins, o curso de especialização em Elaboração e Gestão de Projetos Sociais têm por objetivo desenvolver a capacitação técnica para a elaboração de projetos sociais, para a pesquisa, para a gestão e para o senso crítico, através do conhecimento científico, utilizando técnicas e recursos pedagógicos que possibilitem uma aprendizagem satisfatória e atualizada.

 

POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E SERVIÇOS SOCIAIS

Carga Horária: 480h de disciplina + 30h de TCC Carga Horária Total: 510 horas/aula

PÚBLICO-ALVO:

Profissionais com nível de escolaridade superior, interessados em especializar-se no curso de Política Social e Gestão de Serviços Sociais.

OBJETIVO

O curso de pós-graduação Políticas Públicas, Gestão e Serviços Sociais tem o objetivo de capacitar profissionais de diferentes áreas para a formulação, implementação e avaliação de políticas públicas. Conta com um currículo que prevê o aprofundamento teórico nos processos de gestão pública e no fornecimento de ferramentas práticas para a execução de projetos nos setores público, privado e no terceiro setor

CAMPO DE ATUAÇÃO

Os egressos da pós-graduação em Políticas Públicas, Gestão e Políticas Sociais poderão atuar na área de gestão social governamental, privada, terceiro setor e sociedade civil organizada. Poderão, também, elaborar e implementar projetos sociais, assumindo cargos de coordenação desses, assim como funções técnicas e de consultoria.

 

SAÚDE PÚBLICA COM ÊNFASE EM SAÚDE MENTAL

Carga Horária: 480h de disciplina + 30h de TCC Carga Horária Total: 510 horas/aula

PUBLICO-ALVO:

Profissionais da área de saúde, humanas e demais áreas.

CAMPO DE ATUAÇÃO:

Programas de atenção á saúde, hospitais públicos e privados. Organizações que trabalhem a promoção e o atendimento à saúde.

OBJETIVO:

O curso de Pós-Graduação em Saúde Pública com Ênfase em Saúde Mental tem como objetivo qualificar profissionais da saúde para planejar, administrar e executar ações na área de saúde coletiva, garantindo a qualidade na assistência em todos os níveis. Objetiva ainda, possibilitar o aprimoramento da formação teórico-metodológica de graduados nas áreas das ciências humanas, sociais e da saúde, a partir de uma reflexão crítica acerca do fenômeno do adoecimento mental, por meio do desvendamento dos mecanismos psicossociais que o constituem.

 

SEGURIDADE SOCIAL: PREVIDÊNCIA, SAÚDE E ASSISTÊNCIA SOCIAL

Carga Horária: 480h de disciplina + 30h de TCC Carga Horária Total: 510 horas/aula

PÚBLICO-ALVO:

Profissionais graduados em Serviço Social, que tenham interesse e/ou experiência profissional nas áreas saúde, previdência e assistência social.

CAMPO DE ATUAÇÃO:

Seguridade Social: Previdência Social, Saúde e Assistência Social.

OBJETIVO:

Formar e qualificar profissionais da área da Seguridade Social aptos a atuar na área da Previdência Social, Saúde e Assistência Social, bem como, nos espaços que envolvam planejamento e execução de projetos sociais e políticas sociais, visando à melhoria das condições sociais e garantia de direitos necessários à manutenção da vida humana, de sua dignidade, ao pleno exercício da cidadania e promoção da qualidade de vida, sobretudo daqueles em situação de vulnerabilidade social.

 

EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E DIREITOS HUMANOS

Carga Horária: 480h de disciplina + 30h de TCC Carga Horária Total: 510 horas/aula

PÚBLICO-ALVO:

Professores das redes pública e privada de ensino, sociólogos, antropólogos, advogados, historiadores, assistentes sociais, profissionais de ONGs, de movimentos sociais, profissionais da área da Previdência Social, Saúde e Assistência Social, profissionais liberais e demais interessados na temática.

OBJETIVO:

Qualificar pesquisadores, difusores e agentes sociais para atuarem na promoção, gestão, prevenção e proteção dos Direitos Humanos

 

GESTÃO ESCOLAR E COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA COM HABILITAÇÃO EM DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR

Carga Horária: 480h de disciplina + 30h de TCC Carga Horária Total: 510 horas/aula

PÚBLICO ALVO:

Profissionais da área de educação e afins (professores, gestores, supervisores, coordenadores, orientadores, dentre outros), da rede pública ou instituição privada, que atuam ou desejam se preparar para atuar na gestão das escolas públicas ou privadas, bem como em instituições educativas não formais.

CAMPO DE ATUAÇÃO:

O curso de Pós-Graduação em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica com Habilitação em Docência do Ensino Superior – especialização lato sensu trabalha a atuação do gestor escolar e coordenador pedagógico no planejamento e gestão educacional, podendo atuar nas escolas que oferecem educação básica na rede pública de ensino como também nas escolas particulares e espaços não formais de educação como associações, órgãos não governamentais, empresas, dentre outros. Poderá articular, coordenar e acompanhar o desenvolvimento do trabalho pedagógico no espaço escolar, sendo um agente de transformação e colaboração no desenvolvimento da aprendizagem.

OBJETIVO:

Com o objetivo de oferecer estratégias e direcionamento no planejamento e avaliação dentro de uma unidade escolar, o curso de especialização em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica com habilitação em Docência do Ensino Superior busca contribuir para a qualificação dos profissionais da educação na perspectiva da construção da gestão democrática e da efetivação do direito à educação de qualidade, bem como promover a reflexão em torno das relações escolares e da transformação na prática pedagógica, para que o profissional seja um mediador nas formas interativas de trabalho e nas ações educativas planejadas nos momentos de estudos, proposições, reflexões e ações. O curso proporciona ainda a qualificação para o magistério superior, levando o profissional a uma formação crítica e propositiva face ao seu cotidiano profissional, além de receber subsídios para elaboração de trabalhos científicos.

 

EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

Carga Horária: 510h de disciplina + 30h de TCC Carga Horária Total: 540 horas/aula

PÚBLICO ALVO:

Pedagogos, psicopedagogos, psicólogos, médicos, assistentes sociais e demais profissionais graduados interessados no tema.

CAMPO DE ATUAÇÃO:

O profissional desta área atua na promoção de atividades educativas com crianças e adolescentes que apresentam algum tipo de necessidade especial. Pode atuar nas áreas da educação e da saúde, em clínicas, escolas, instituições ligadas à educação e em equipes multidisciplinares.

OBJETIVO:

Com o objetivo de oferecer estratégias e direcionamento no planejamento e avaliação dentro de uma unidade escolar, o curso de especialização em Educação Especial e Inclusiva busca contribuir para a qualificação dos profissionais atuarem com pessoas que apresentam no ambiente escolar ou em contextos não escolares que requeiram uma intervenção educativa, levando o profissional a uma formação crítica e propositiva face ao seu cotidiano profissional, além de receber subsídios para elaboração de trabalhos científicos.

 

EDUCAÇÃO INFANTIL E OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: SABERES NECESSÁRIOS À PRÁTICA EDUCATIVA

Carga Horária: 450h de disciplina + 30h de TCC Carga Horária Total: 480 horas/aula

PÚBLICO ALVO:

Graduados em cursos de educação: profissionais da educação infantil, ensino fundamental e ensino médio; gestores (diretores e coordenadores); administradores, supervisores e orientadores escolares.

CAMPO DE ATUAÇÃO:

O profissional desta área atua na promoção de atividades educativas com crianças da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental.

OBJETIVO DO CURSO:

O curso de Pós-Graduação em Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental tem como objetivo qualificar docentes que atuam na Educação Infantil e Ensino Fundamental, embasados em conhecimentos próprios da área, proporcionando discussões sobre aspectos relevantes da prática pedagógica da aprendizagem, das políticas educacionais e da pesquisa em Educação. Especializar professores de Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental, proporcionando-lhes referências teórico-metodológicas que possibilitem análise da ação pedagógica, visando à superação de uma pedagogia articuladora do contexto histórico-cultural, além de receber subsídios para elaboração de trabalhos científicos.

 

ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR

Carga Horária: 480h de disciplina + 30h de TCC Carga Horária Total: 510 horas/aula

PÚBLICO ALVO:

Formação direcionada a profissionais graduados que já atuam ou desejam atuar como docentes em Instituições de Ensino Superior.

CAMPO DE ATUAÇÃO:

O egresso deste curso poderá atuar na docência para o ensino superior em componentes curriculares correlatos a sua área de formação, como um profissional crítico sobre seu papel na formação de profissionais, com domínio dos princípios de aprendizagem do ensino superior e das competências pedagógicas adequadas para atuação.

OBJETIVO:

O curso objetiva desenvolver competências referentes às dimensões cognitivas e pedagógicas do professor do ensino superior a partir da reflexão sobre o docente na contemporaneidade, do debate sobre experiências profissionais da pesquisa, da atualização de conteúdos e da vivência de práticas educacionais próprias para o ensino superior. O curso apresenta uma proposta inovadora que trabalhará as várias dimensões do processo de tornar-se professor: a cognitiva (os saberes específicos de sua área de atuação); pedagógica (didática adequada ao ensino superior), reflexiva (a capacidade de pesquisar sobre sua própria prática apoiada por referenciais teóricos) e a política (formação da identidade profissional docente). Além disso, o curso é permeado de atividades práticas (laboratórios) em que os alunos poderão assumir o papel de professor em exercício.

 

GESTÃO DE NEGÓCIOS, INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO

Carga Horária: 480h de disciplina + 30h de TCC Carga Horária Total: 510 horas/aula

PÚBLICO ALVO:

O curso é voltado a profissionais que atuem ou desejem atuar na área de gestão de negócios, inovação e empreendedorismo.

CAMPO DE ATUAÇÃO:

Gestão administrativo-financeira, estratégias empresariais, assessorias, consultorias, pesquisas de mercado, estudos de viabilidades econômicas de negócios no setor público e privado, e, ainda, provocar os/as profissionais para o desenvolvimento de novos negócios em um ambiente competitivo, a partir do empreendedorismo e inovação.

OBJETIVO:

Capacitar e instrumentalizar profissionais de diversas áreas nos temas referentes à Gestão de Negócios, Inovação e empreendedorismo. Identificar e discutir principais desafios para a inovação na organização. Preparar o profissional para atuar em projetos multidisciplinares, assim como desenvolver sua capacidade de liderança em projeto de inovação. Com uma visão abrangente, as disciplinas foram criteriosamente escolhidas para instrumentalizar os/as participantes que desejam qualificar e aprofundar os seus conhecimentos em gestão. Ainda, para os/as profissionais com perfil empreendedor, o curso oferece as condições necessárias para o planejamento e gestão do seu próprio negócio. A qualificação oferecida é capaz de minimizar os riscos naturais que um empresário enfrenta no mercado, além de gerar condições para maximizar o retorno financeiro.

 

ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS

Carga Horária: 480h de disciplina + 30h de TCC Carga Horária Total: 510 horas/aula

PÚBLICO ALVO:

O curso de Pós-Graduação em Administração e Gestão de Serviços Públicos é destinado a profissionais portadores de diploma de nível superior com graduação em áreas como a Gestão Pública, Ciências Contábeis, Administração, Economia, Serviço Social, Ciências Sociais. Indicado para profissionais que buscam atualização intelectual e profissional como profissionais liberais, executivos, lideranças políticas, professores, educadores e pesquisadores que pretendam aprimorar seus conhecimentos na área da Administração e Gestão Pública.

CAMPO DE ATUAÇÃO:

Na liderança, gestão e organização de pessoas no âmbito dos serviços públicos. Recursos Humanos que estejam engajados em Órgãos Públicos ou que neles pretendam participar, direta ou indiretamente. Instituições Privadas, ONGs e do terceiro em atividades de Planejamento e Gestão de Programas Públicos. No âmbito do setor público em seus mais diversos campos de atuação: Municipal, Estadual e/ou Federal, além de autarquias e empresas prestadoras de serviços públicos.

OBJETIVO:

O objetivo do curso é desenvolver a capacidade analítica, estratégica e de comunicação interpessoal dos/as profissionais, para o entendimento do funcionamento das organizações públicas, reflexão, elaboração, administração e gestão de políticas públicas, compreensão de como os trabalhos se inserem no contexto político e criação e disseminação de novas abordagens e experiências no âmbito dos serviços públicos, além de aprimorar conhecimentos de caráter interdisciplinar, com foco nas questões gerais e estruturantes do campo da gestão pública, qualificando de forma mais abrangente a atuação dos sujeitos que atuem ou desejam atuar no serviço público.

 

GESTÃO DE PESSOAS E COACHING

Carga Horária: 480h de disciplina + 30h de TCC Carga Horária Total: 510 horas/aula

PÚBLICO ALVO:

Profissionais com graduação em qualquer área, empreendedores e ocupantes de cargos de gerência e chefia de equipes.

CAMPO DE ATUAÇÃO:

Gestão de Pessoas e Recursos Humanos (RH) capazes de estimular as melhores performances profissionais individuais e de equipes por meio dos processos de coaching e treinamento & desenvolvimento gerencial

OBJETIVO:

Promover a colaboração, a integração e a troca de experiências gerenciais entre os participantes. Formar profissionais da área de desenvolvimento e gestão de pessoas com capacidade de utilizar conceitos práticos e teóricos para o processo decisório mais eficiente. Desenvolver análise e reflexão críticas. Aprimorar conhecimentos relacionados a Recursos Humanos. Desenvolver habilidades de liderança. Capacitar para a implementação de técnicas e habilidades que possibilitem melhor desempenho dos Recursos Humanos. Desenvolver habilidades para comandar áreas de organização de acordo com a nova dinâmica organizacional. Aperfeiçoar o exercício de consultoria, gerenciamento ou direção de departamento de Recursos Humanos. Proporcionar o autoconhecimento e o desenvolvimento relacional por meio do aprendizado das habilidades e das competências conversacionais do Coaching ontológico vivencial.

 

AUDITORIA E PERÍCIA

Carga Horária: 480h de disciplina + 30h de TCC Carga Horária Total: 510 horas/aula

PÚBLICO ALVO:

Profissionais atuantes no mercado de trabalho que buscam o curso para direcionamento de sua carreira profissional. Profissionais das áreas de contabilidade, administração, economia, direito e gestão ou outros profissionais de diferentes campos de atuação e formação universitária que objetivem atuar ou estejam interessados em auditoria independente, auditoria interna ou perícia.

CAMPO DE ATUAÇÃO:

Organizações públicas e privadas que necessitem de auditoria e perícia contábil e financeira; empresas que prestam assessoria nessas áreas; possibilidades de atuação como profissional liberal em processos de auditoria e perícia;

OBJETIVO:

Capacitar profissionais das áreas de negócios para a busca da eficácia dos controles internos e dos riscos inerentes aos processos operacionais das organizações, proporcionando técnicas de controles que auxiliem a tomada de decisões e avaliações de forma adequada das informações geradas para a sociedade.

 

Inscrições abertas! 

Maiores informações:

FAR: 21062606 – [email protected]

Luciana Abreu: (86)9932-2857

Jodeyson Islony: (86)9961-5766 (whatsapp).

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Escolha uma de nossas especializações e comece a abrir as portas do seu FUTURO!