out 02

Outubro Rosa: um gesto para toda a vida

post

O mês de outubro é marcado pela Campanha de Prevenção ao Cãncer de Mama. O Outubro Rosa convida as mulheres a participarem da conscientização para prevenção desse mal. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), no Brasil, “estimam-se 59.700 casos novos de câncer de mama, para cada ano do biênio 2018-2019, com um risco estimado de 56,33 casos a cada 100 mil mulheres”, são as estimativas do instituto.

Dentre as melhores formas de prevenir o câncer de mama está a manutenção de hábitos saudáveis, atividade física regular, pouca ingestão de bebidas alcoólicas. A atividade física e o aleitamento são considerados os principais fatores de proteção contra a doença. Outra forma de prevenção ao câncer de mama é o autoexame, que não substitui o exame clínico, recomendado que seja realizado a cada dois anos a partir de 30 ou 35 anos. Mas a mulher pode ajudar na detecção precoce do câncer de mama fazendo o toque das mamas.

Atenção caso seja encontrado um nódulo, pois isso não quer dizer que seja um câncer. Só um médico pode fazer o diagnóstico após exames.